quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Trânsito - Cinto de Segurança


      O cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O mesmo serve para, em caso de colisão, não permitir a projeção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata com a cabeça contra o pára-brisas ou outras partes duras do veículo. O cinto de segurança é obrigatório em aviões e veículos com motores, exceto motos, em quase todos os países do mundo incluindo Portugal e Brasil.
Muitas pessoas não gostam de usar o cinto de segurança por achar que é incômodo ou por medo de ficar presas em caso de acidente. Mas o alto valor das multas para quem não usa cinto de segurança (hoje até 500 Euros em Portugal, cerca de R$ 150,00 no Brasil), incentiva o uso. Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos.
Originalmente, os cintos de segurança envolviam apenas o abdome do usuário, permitindo assim que o tronco fosse projetado para frente no momento da desaceleração. Aperfeiçoados, os equipamentos modernos chamados de cintos de segurança de três pontos cruzam o peito do usuário, proporcionando-lhe maior segurança. Contudo, no banco de trás da maioria dos veículos os cintos ainda são do modelo antigo e por isso freqüentemente são desprezados. Isto é um erro, porque em caso de acidente os ocupantes de trás podem ser projetados para frente, ferindo-lhes e pondo em maior risco a integridade dos ocupantes dos assentos dianteiros.
  Em certos modelos de automóveis modernos, uma campainha soa ininterruptamente enquanto os cintos de segurança não forem afivelados, obrigando os ocupantes do veículo a usá-los. Em outros, um mecanismo de correr montado ao longo do batente das portas afivela automaticamente os cintos assim que estas são fechadas.
Fonte: Wikipédia
   Portanto, amigo, amiga, use o cinto de segurança, não só para não ser multado, mas, para proteger sua integridade física e a dos demais ocupantes do veículo.
Pode parecer bobagem tudo o que se fala sobre os perigos do trânsito, mas. você já viu ou, ouviu algum noticiário falando de uma pessoa que foi salva pelo cinto? pois bem, quem se previne, dificilmente aparece machucado na mídia.
Ah! e nada de beber antes de assumir o volante.